quarta-feira, 4 de abril de 2012

Buscar a Verdade ou ser Cordeiro?


Um breve pensamento bruto sobre Caráter, Verdade e Jornadas... 


Sabemos o quanto é difícil eleger um Guia, um politico ou qualquer outra pessoa que vá lhe 'ajudar'. Saber avaliar o caráter das pessoas e procurar nelas o que é Honrado é um primeiro passo. Mas o que é o caráter? Como avaliar uma pessoa por seu caráter? E principalmente, o que é Verdade? 

Pouco tempo antes de completar meus 16 anos eu já ouvia as pessoas comentarem sobre a Bruxaria Tradicional, e em vários dos textos que li eu sentia liberdade, ou confusão. Uns eram fáceis, outros difíceis. Uns falavam de folclore, outros de folclore e sabedoria. Já andei muito confuso, mas aprendi que uma interpretação é diferente da outra, não há um padrão de fato, mas chega uma hora que você, depois de tanto revirar livros, sites e conversas, percebe o que é Verdade e o que é Falso em determinados assuntos.
"Na psicologia, caráter é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual de agir de cada indivíduo. É o conjunto dos traços particulares, é a índole, a natureza." 
Dado tal sentença tenho que confessar que você só é possível avaliar o caráter de alguém a partir do nosso. Se o seu caráter não é um bom caráter você não será capaz de avaliar o de outra pessoa. "Um caráter bom é um caráter pacífico e amoroso" disse o Dr. Nicholaj Frisvold certa vez em um artigo. 

Uma ótima forma de iniciar a Jornada na busca de um bom caráter é adotar um sistema ético (A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ao caráter), no meu caso adotei o sistema de Ifá e seus odús. Por que um sistema ético? Diversas culturas tiveram um, é o que chamamos de Princípios. O sistema ético também carrega os mitos e lendas de um povo, bem como suas alegrias, tristezas e conquistas, que de tanto correrem o mundo de boca em boca vão se completando com o passar do Tempo/Saturno. 

A falta de humildade no homem o faz ver a ética como um erro, dado a sociedade em que vivemos onde os Princípios Verdadeiros foram todos substituídos por Trabalho e Progresso (descontrolado), e muitas vezes quando pegamos um livro sobre Ética ele é um livro acadêmico de difícil linguajar, fuja deles pois princípios são coisas simples. O Trabalho é bom, mas devemos saber o porquê trabalhamos e o valor do que fazemos. "O mundo moderno, ao contrário, diz que "o caminho se faz ao andar". Sim, de certa forma, mas é preciso saber para onde se vai. Isto é tão lógico quanto é esquecido hoje. O homem moderno não só se perdeu, mas também deixou de compreender que há um caminho. Não sabe o que ele mesmo é, portanto não sabe aonde deve ir, nem sabe que é preciso ir a algum lugar." Diz a Vera Philosophia. 

Quando iniciei minha Jornada eu clamei pela Verdade, crua e nua, que fosse sim cada vez mais forte para ajudar as pessoas que eu amo, mas não esperava pelo que estaria por vir, pedir Sabedoria é pedir Problemas, e procurar Soluções. A cada dia que passa, a cada galho no caminho, eu percebi algo mover-se dentro de mim. E eu testemunhei a minha própria Queda do Palácio do meu Orgulho... Se você não cair agora vai doer mais depois. Se você quer buscar a Verdade vai ter que aprender a vigiar-se, disciplina! A Verdade dá tapa na cara, chute nas costas e te arranca os dentes, mas isso é culpa sua, pois o mundo gira, e se você não caminhar para algum lugar você acabará sendo arrastado para qualquer lugar, e acredite, se você ficar 'parado' dentro de si mesmo, a maré não vira. 

Procurem manter uma conduta boa, afina não nos definimos pelo que fazemos mas pelo que deixamos de fazer, e procure cultuar teus Antepassados, em Ifá aprendi que Ori, nossa consciência pessoal está intimamente ligada ao coletivo dos espíritos antepassados. E sem uma Consciência que se liga ao coração não há ação.

A vocês eu desejo Boa Sorte!




"aquela estrela nasce e se põe as 6 horas

quando é de manhã aquela estrela vai embora

tem uma maior e tem outra mais miudinha

tem uma acesa e outra mais apagadinha
seis horas da noite é que pega a aparecer
quando é de manhãzinha ela torna a se esconder
só de noite ela brilha em cima do firmamento
porque deus corrige o mundo pelo seu dominamento
a terra gira com o seu grande poder"


Um comentário:

Por favor, abster-se de ódio, xingamentos, injúria e difamação. Agradeço todos os vossos comentários, mas precisamos manter a crítica construtiva, em oposição a qualquer tipo de intimidação verbal. Se você não aderem por essas orientações, o seu comentário será apagado sem aviso. Obrigado.