terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

2 de Fevereiro: Curiosidades do Brasil

Dia de Iemanjá


Apesar de receber homenagem em diferentes épocas do ano, nas datas dedicadas às Iabás (Orixás Femininos) e na virada do ano (no dia 31 de dezembro), em praticamente todas as cidades costeiras do Brasil, independentemente da fé religiosa de cada participante, o dia 2 de fevereiro é louvado como o “dia de Iemanjá”. É uma idéia que teria vindo de um pescador, para reviver a festa do Rio Vermelho, devido a problemas de “sincretismo” que a igreja católica não admitia. Os pescadores, então, decidiram dar um presente à Mãe d´Àgua, no dia 2 de fevereiro. Mas precisavam da ajuda de alguém que conhecesse bem o culto da Mãe d’Água. Os pescadores acorreram a Júlia Bogun, Mãe-de-Santo do candomblé. Ela explicou como deveria ser um presente para Iemanjá, de acordo com o preceito africano. Pediu que fossem comprados um balaio grande, uma talha de barro, flores e fitas nas cores do Orixá: branco e azul. O presente foi levado para a Casa do Peso e depois encaminhado ao mar. Foi assim que a partir da década de 1930 houve a ascensão do Presente da Mãe d’Água que só recebeu a denominação de Festa de Iemanjá na década de 1960 e se espraiou por todo o Brasil.


Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
e Nossa Senhora da Luz


A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes, tem início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem; Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança. De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacríficio (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o facto. A Virgem da Candelária ou Luz apareceu em uma praia na ilha de Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha) em 1400. Os nativos guanches da ilha ficaram com medo dela e tentaram atacá-la, mas suas mãos ficaram paralisadas. A imagem foi guardada em uma caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária (em Candelária).


- - - - - - - -


Pra mim é dia de Maria-Lúcifer, a 'lumen naturae', a radiante escuridão e iluminadora da alma. Vale acrecentar para os leigos o significado da palavra Lúcifer: Lux Ferro, o portador da Luz. Sendo assim podemos encontrar um sincretismo feiticeiro entre Nossa Senhora da Candeia e a iluminatrix, a iniciadora e doadora do fogo bruxo, a Senhora da Chama e dos Caminhos (neste caso dos Navegantes)... e através dos fogos dela somos purificados e consagrados, nosso espírito é elevado. Novas idéias, direções e possibilidades aparecem com a influência da Lua Nova e Aquário.





Note nesta imagem os pés de Maria, neles foram desenhados dois chifres.


Fontes:
Wikipédia e outros sites links incorporado no texto.

2 comentários:

  1. Olá David!

    Ótimo post, hoje talvez eu vá visitar algum lugar onde ocorrerá a festa de Iemanjá.

    Essa última imagem não é a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe?

    Leonardo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Por favor, abster-se de ódio, xingamentos, injúria e difamação. Agradeço todos os vossos comentários, mas precisamos manter a crítica construtiva, em oposição a qualquer tipo de intimidação verbal. Se você não aderem por essas orientações, o seu comentário será apagado sem aviso. Obrigado.